A REDE SOCIAL

A CONTROVERSA HISTÓRIA DE FUNDAÇÃO DO FACEBOOK


O filme de 2010 conta a história controversa de como Mark Zuckerberg criou o Facebook aos 19 anos, dentro de seu pequeno dormitório na Universidade de Harvard. Indicado a 8 Oscars, “A Rede Social” se tornou em um clássico instantâneo, tendo grande sucesso de público e de crítica.

Do diretor David Fincher, que também fez “Clube da Luta” e “House of Cards”, o filme foi baseado no livro “Accidental Billionaires” que conta os bastidores da criação do Facebook. Apesar da genialidade de Zuckerberg, o filme não esconde as partes não tão bonitas da história, como plágio, fraude, machismo e traição.


Inclusive, a veracidade dos fatos foi tema de grande controvérsia, especialmente por causa dos principais personagens da criação do Facebook afirmarem que boa parte do filme não é verdadeira. Eduardo Saverin afirmou que "claramente o filme foi feito para o entretenimento, e não como um documentário preciso" ; enquanto que Mark Zuckerberg afirmou que a única coisa que o filme mostrou corretamente foi sua maneira desleixada de se vestir.


De qualquer jeito, o que seria do filme sem o elemento da dramatização. Ariana Huffington, criadora do Huffington Post, foi precisa em seu comentário sobre o filme: “Na vida real ele (Zuckerberg) ficava na frente de seu computador com seus amigos, pedindo pizza. Quem quer ver isso por duas horas?”.


Fiel aos fatos ou não, “A Rede Social” é um excelente filme, e conta com uma excelente atuação coadjuvante de Justin Timberlake como Sean Parker, fundador do Napster.