A AMAZON PODERIA NUNCA TER ACONTECIDO SEM BERNARD L. MADOFF

JEFF BEZOS DISSE UMA VEZ QUE DEVE A MADOFF AGRADECIMENTOS POR SEU IMPÉRIO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO.


O fundador e CEO da Amazon deixou seu emprego, em um fundo de hedge baseado em Nova York em 1994 e partiu para vender livros online, expulso de Wall Street em parte pela concorrência de Madoff, de acordo com um relatório do The Washingtonian.


Tempos de Wall Street


Antes do sucesso na plataforma online bilionária, Jeff Bezos trabalhava no mercado financeiro americano. O magnata já trabalhou na D.E. Shaw, um fundo de hedge quantitativo. Mas ele desistiu no início dos anos 90 para abrir a livraria online que o tornaria famoso.


De acordo com um artigo da revista Washingtonian, Bezos passou sua ideia da Amazon para Ted Leonsis, então presidente da AOL. Eventualmente, Bezos confidenciou a Leonsis que ele deixou D.E. Shaw porque "eu tinha um concorrente que estava me chutando". Esse concorrente foi Bernie Madoff.

"Então", disse Bezos a Leonsis, "sem Bernie Madoff, sem Amazon".


Como Bezos e Madoff teriam se cruzado?


Nos anos 90, Madoff dirigia uma bem-sucedida operação comercial em Wall Street, a Madoff Investment Securities. Sua reivindicação à fama, além de ter sido presidente da Nasdaq no início daquela década, estava pagando aos corretores o direito de concluir suas ordens de negociação. A Madoff Securities passou de uma empresa de negociação de ações a um dos maiores formadores de mercado de Wall Street.


Bezos se formou em ciência da computação em Princeton e, no último ano, recusou empregos na Intel, Bell Labs e Anderson Consulting para conseguir um emprego na start-up de telecomunicações Fitel, que estava criando redes de comunicação para empresas de comércio.


Ele saiu da empresa depois de dois anos e ingressou na Bankers Trust, onde trabalhou com software para os clientes de pensão do banco. Dois anos depois, ele estava procurando sair de serviços financeiros e entrar em tecnologia, mas aceitou o emprego na D. E. Shaw. Eventualmente, ele recebeu uma chance para integrar a equipe responsável por pesquisar oportunidades de negócios na internet. Foi aí que a ideia para criar a Amazon surgiu.


Madoff teria sido um rival formidável em meados dos anos 90.


Desfecho para Madoff


O presidente da Madoff Investment Securities finalmente enganou os investidores de cerca de US$ 65 bilhões no maior esquema de Ponzi (operação fraudulenta sofisticada de investimento do tipo esquema de pirâmide) da história - um esquema que não foi descoberto até 2008, depois que Bezos já havia saído da rua e dirigido pelo país a Seattle.


Madoff foi descoberto em 2008 por estar executando um maciço esquema de pirâmide durante décadas que roubou milhares de investidores bilhões de dólares. Ele se declarou culpado em 2009 e foi condenado à 150 anos.


Fonte: Chip Somodevilla / Getty Images

24 visualizações