GOSTA DE NUGGETS? AGRADEÇA A ESTE MEGA INVESTIDOR

Poucos sabem, mas os famosos Nuggets do McDonald's provavelmente não existiriam caso não houvesse a brilhante intervenção de um investidor

Em 1983 o McDonald's estava com dificuldades em lançar um novo produto em seu portfólio. Até que então um famoso investidor criou uma fórmula que viabilizou o lançamento do McNuggets; o resto é história.


Ray Dalio, Gestor de Hedge Fund



O brilhante investidor dessa história é o famoso Ray Dalio, criador da Bridgewater Associates, o maior hedge fund do mundo. No início da Bridgewater, Dalio ainda não fazia gestão de portfólio, e a firma focava em consultoria financeira, especialmente em relação a Commodities agrícolas.


Entre seus clientes estavam o McDonald's e a Lane Processing, maior produtor de frangos nos Estados Unidos na época.


As duas empresas queriam constituir uma pareceria: o McDonald's queria criar um produto de frango frito, os Nuggets; enquanto a Lane Processing iria fornecer o frango para tal empreitada.


Mas havia um problema, que eram os riscos financeiros que envolviam a operação. As duas partes estavam relutantes em criar a parceria pois temiam sofrer financeiramente com a volatilidade dos preços o frango.


O McDonald's se preocupava com a possibilidade dos preços dos frangos aumentar substancialmente. Se isso ocorresse, suas margens de lucro seriam prejudicadas, ou eles teriam de passar os custos pros consumidores, provavelmente resultando em um menor consumo.


Por outro lado, a Lane Processing não queria vender os frangos a um custo fixo. Se os preços disparassem, suas margens diminuíram muito; ou até mesmo não conseguiriam pagar seus custos.


A volatilidade dos preços das Commodities


O problema do preço das commodities agrícolas é muito comum de muitos participantes dos mercados alimentícios. Para diminuir os riscos trazidos pela volatilidade dos preços é que foram criados os contratos futuros de commodities.


De maneira resumida, os contratos futuros funcionam como travas de preços. Eles são ofertados em bolsas de valores e preveem que determinada quantidade de determinado produto serão vendidos em um data estipulada, a um preço também estipulado.


Sendo assim, se uma empresa deseja comprar commodities para o futuro, mas teme que seus preços irão aumentar, ela irá recorrer aos contratos futuros.


Agora você pensa: se a Lane e o McDonald's estavam com medo do aumento de preço dos frangos, porque eles não recorreram aos contratos futuros de frango? a resposta é simples: não existiam contratos futuros de frango.


A solução de Dalio


É justamente neste ponto que entra a genialidade de Ray Dalio, que ao ser consultado pelas empresas encontrou a equação financeira que permitiu o lançamento dos Nuggets.


Dalio "decompôs" o frango, que seria nada além de pintinho + ração. O pintinho seria calculado pelo preço em que a Lane compra/cria o pintinho, combinado com os custos da ração, uma mistura de farelo de soja e grãos de milho.


Nessa perspectiva, um possível aumento do preço do frango estaria diretamente ligado ao aumento do preço da soja e do milho.


O grande diferencial dessa equação de Dalio é que a soja e o milho possuem contratos futuros. Desse modo, o preço da ração poderia ser "travado" e agora quantificável pelos contratos futuros; enquanto que os preços dos pintinhos são controlados pela Lane, uma vez que cria pintinhos para virarem frangos.


A Lane e o McDonald's gostaram da proposta de Dalio, que então combinou contratos futuros de soja e milho. Com isso, os riscos de volatilidade nos preços diminuiu drasticamente, fazendo com que o Nuggets pudesse ser criado.


Ray Dalio possui 18,7 bilhões de dólares de patrimônio, e ficou conhecido como o maior investidor de hedge fund do mundo. Da próxima vez que for saborear um Nuggets do McDonald's, não se esqueça de agradecer Dalio.

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