COMO SHAQUILLE O'NEAL TEM UM PATRIMÔNIO AVALIADO EM MAIS 400 MILHÕES DE DÓLARES?

QUAL RELAÇÃO DE SHAQ E O CEO BILIONÁRIO DA AMAZON, JEFF BEZOS?


Muitos atletas profissionais podem ter dificuldades financeiramente quando se aposentam. Uma grande exceção é o ex-astro do basquete Shaquille O'Neal.


Não é segredo que ex-atletas frequentemente enfrentam problemas financeiros após a carreira. Na NBA, por exemplo, algo em torno de 60% dos jogadores, quebraram financeiramente dentro de cinco anos depois de deixar o esporte.


Carreira na NBA


Shaquille O'Neal é um jogador de basquete aposentado, empresário e apresentador de televisão que tem um patrimônio líquido aproximado de US$ 400 milhões. Durante seus 19 anos na liga, o pivô dominou o garrafão. Em 1992, foi a primeira escolha no draft pelo Orlando Magic e desde lá, somou números impressionantes: 4 títulos da NBA, 3 prêmios de MVP (jogador mais valioso) de final, 1 MVP de temporada regular, 2 temporadas como “cestinha”, “rookie of the year” (novato do ano), média de 24 pontos na carreira, um total de 28,596 pontos acumulados, e outras muitas conquistas.


Além disso, Shaq foi o primeiro “rookie” desde Michael Jordan a ganhar o prêmio de novato do ano e ser convocado ao jogo das estrelas. No total foram 15 aparições no jogo das estrelas ao longo de sua carreira.


E por conta de todos esses feitos acumulados, Shaq foi incluído no Hall da Fama da NBA.


Evidenciando a dominância exercida pelo pivô de 2,16m nas quadras de madeira. Muitos o consideram o maior pivô da história, fato é que Shaq tem excelência no mundo do basquetebol.


Durante a longa carreira de Shaquille O'Neal, ganhou aproximadamente 293 milhões de dólares. Claro que os contratos foram distintos, variando de 1.5 milhão de dólares na última temporada que jogou em 2010-11, até os quase 28 milhões na temporada de 2004-05 com o Miami Heat. Fazendo uma média do acumulado conquistado por anos jogados, chegamos aos aproximados 15 milhões por ano.


É um belo patrimônio, certo? Mas obviamente esse valor adquirido não foi todo colocado numa poupança e nunca tocado. Shaq usou parte desse dinheiro e da mentalidade investidora para construir um império, e hoje em dia, 8 anos após a aposentadoria, chega a ganhar 60 milhões de dólares por ano, tendo investimentos variados como ações, campanhas publicitárias e por comentários esportivos na TNT.


Portfólio


Como Investidor, Shaq varia seus ativos desde empresas alimentícias até empresas de tecnologia, academias, imobiliárias e lava rápidos.


No ramo alimentício, Shaq tem franquias das seguintes empresas: Five Guys, Krispy Kreme, Auntie Anne’s e Papa Johns. Em determinado momento, Shaq detinha 155 unidades da lanchonete Five Guys, representando 10% de todas franquias existentes.


Uma franquia do Five Guys, flutua entre 300 e 700 mil dólares, fazendo uma conta aproximada e bruta, Shaq gastou cerca de 80 milhões de dólares em franquias de Five guys, que com certeza valem muito mais que o dinheiro investido.


Seus outros investimentos no ramo variam entre 17 Auntie Anne’s’, um Krispy Kreme e 9 Papa John's. O interessante, é que Shaq entrou para o conselho de diretores da Papa John's, e todos os 9 restaurantes estão localizados em Atlanta.


Ainda sobre investimentos físicos, Shaq possui 40 academias “24 Hour Fitness”, todas com um toque especial de Shaq, totalmente diferentes das convencionais. Ele também possui 150 lava rápidos. Além disso, é parte proprietário de uma casa noturna em Las Vegas.


Investir em imóveis tem sido altamente lucrativo para muitos atletas, com alguns tendo retornos de dezenas de milhões por ano de seus empreendimentos. Shaq não é exceção a essa lista, pois ele tem participações em propriedades residenciais e comerciais. Em 2006, criou o The O'Neal Group, que tem um portfólio impressionante.


A carteira de ações de Shaq é restrita, mas sabemos que existe e é extremamente rentável. Os investimentos pessoais de O'Neal incluem um investimento em 1999 no Google e uma participação na Apple. Apenas como curiosidade, uma ação da Google na época que foi adquirida, custava 85 dólares, hoje já ultrapassa os 700. Na área de tecnologia, Shaquille O'Neal também investe na Loyal3, uma startup de São Francisco que gira em torno de dar acesso a indivíduos com IPO.


Em uma recente entrevista ao Wall Street Journal, Shaq disse que "provavelmente quadruplicou" seu patrimônio depois de adotar uma estratégia de investimento similar a de Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon.


A relação entre Bezos e Shaq


Ele disse ao The Wall Street Journal que ouviu Jeff Bezos dizer que uma vez fez investimentos baseados em mudar a vida das pessoas, e quando começou a exercer o aprendido, quadruplicou seu patrimônio.


Através de todos os investimentos e a mente empresária de Shaq, fica clara a inteligência e o sucesso atingido pelo ex-astro de basquete. Em um cenário que a maioria dos ex jogadores são limitados ao que ganharam durante o curto período em que atuaram, uma mente empresária se destaca.


Os negócios de Shaq não demonstram nenhum tipo de diminuição de ritmo, ou seja, podemos esperar mais atos precisos nas áreas de investimentos, talvez cheguemos a escutar mais o nome dele como investidor e homem de sucesso do que em seus dias de quadra.



55 visualizações