OS INVESTIDORES QUE PREVIRAM A CRISE DE 2008

Enquanto a maioria da população mundial foi pega desprevenida na maior crise financeira desde a Grande Depressão, alguns investidores economistas anteviram e saíram na frente

Algumas pessoas do mercado financeiro avisaram que o mercado imobiliário americano entraria em crise, que acabaria por levar a economia mundial junto. A maioria delas foi sumariamente ignorada, viraram até motivo de chacota.


Apesar de tudo, a história não mente: a crise foi extremamente violenta e aqueles que avisaram estavam corretos. Mas quem são esses habilidosos investidores? Veja alguns investidores célebres que acertaram suas previsões:


Ray Dalio

Ray Dalio com certeza é um dos maiores investidores do mundo, talvez até o maior. O gestor fundou a Bridgewater Associates em 1975 em seu apartamento em Manhattan, e acabou se tornando o maior Hedge Fund do mundo.


Toda sua fama e notoriedade não impediram outros investidores e autoridades econômicas ignorar seus alertas de uma grande crise econômica em 2007. Dalio chegou até a ir na Casa Branca alertar as autoridades da grande crise, além de ter publicado um memorando explicando como ela iria chegar.


Tudo isso não foi o suficiente, e a crise quase destruiu a economia mundial em 2008. A propósito, Dalio diz que teremos uma nova grande crise, e ninguém está acreditando. Já vimos esse filme antes, não?


Michael Burry

Por falar em filme, Michael Burry ficou conhecido pela obra "A Grande Aposta" (The Big Short). O filme mostra como alguns outsiders do mercado financeiro previram a crise de 2008, e conseguiram ganhar muito dinheiro com isso. Um dos personagens que a história segue é justamente Michael Burry, um médico que se tornou um grande investidor.


O filme, que é baseado no livro de mesmo nome, mostra como Burry descobriu a crise no auge da bolha em 2003/2004.


Sua hipótese era simples: a economia americana está baseada em empréstimos ruins, pelos quais as pessoas não podem pagar. Seu Hedge Fund, a Scion Capital, apostou firme nessa hipótese, e conseguiu enormes lucros.


Peter Schiff

Peter Schiff também pode se enquadrar na categoria "gestor outsider". Seguidor da Escola Austríaca, Schiff vinha alertando há anos sobre a crise imobiliária nos EUA, e adivinha, ninguém prestou atenção. Melhor do que ficarmos contando, veja com seus próprios olhos neste impressionante vídeo:

Robert Shiller

Aqui não estamos falando de um investidor, mas sim de um acadêmico de prestígio. Robert Shiller, economista da Universidade de Yale, avisou diversas vezes da bolha imobiliária nos EUA.


Inclusive, Shiller publicou um detalhado artigo 1 ano antes do Lehman Brothers quebrar, avisando sobre a crise. O mais interessante de tudo é que Shiller venceu o Prêmio Nobel de 2001 por suas contribuições em estudos sobre o preço dos ativos. Ou seja, nem o aviso do maior especialista em bolhas econômicas foi suficiente para alertar as pessoas.


Shiller também está prevendo uma nova crise para os próximos anos.

15 visualizações