POR QUE OS AMERICANOS VOTAM NA TERÇA-FEIRA?

TRADIÇÃO É ATÉ PEQUENO PARA DEFINIR O SENTIMENTO E MOTIVAÇÃO DOS AMERICANOS PARA DECIDIREM SEU FUTURO POLÍTICO EM UMA TERÇA FEIRA.


O dia das eleições nos Estados Unidos cai na primeira terça-feira do mês de novembro. Mas quando isso iniciou?

Datas Históricas


Em 1845 os Estados Unidos estabeleceram a terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro para as eleições presidenciais. Inicialmente o plano era manter a terça apenas para eleições presidenciais a cada 4 anos. Mas em 1875 foi adotada para eleger membros da Câmara dos EUA e em 1914 houve a aplicação à eleição de senadores.

Por que terça-feira? E em novembro?


Conveniência, acredite ou não. Nos séculos 18 e 19, a maioria dos americanos eram agricultores. A safra seguia assim: a primavera era voltada para plantação; o verão era para cultivar; e o outono para a colheita. A movimentada temporada agrícola terminava no início de novembro, assim liberando tempo aos agricultores cumprirem seus deveres civis.


Além disso, muitos dos estados coloniais estavam localizados no que é hoje o nordeste dos Estados Unidos; portanto, a votação precisava acontecer antes do inverno dificultar a viagem. Pensava-se que o início de novembro gerasse a maior participação. A falta de pavimentação de estradas também era uma boa motivação para dificuldade do transporte.


Como muitos agricultores eram cristãos devotos, o fim de semana não era uma opção. Além disso, quarta-feira foi o importante Dia do Mercado. A terça-feira foi um bom dia, porque permitiu aos agricultores ir à igreja no domingo, viajar para votar na segunda e terça-feira e voltar para casa na quarta-feira para o Dia do Mercado (Market Day).

Por que a primeira terça-feira após a primeira segunda-feira?


Os legisladores queriam impedir que o dia das eleições caísse no dia primeiro de novembro por três razões - religião, negócios e, é claro, política.


Religião: 1º de novembro é o Dia de Todos os Santos, um dia santo de obrigação para os católicos romanos que também é observado por alguns cristãos ortodoxos e alguns protestantes ;


Negócios: a maioria dos comerciantes costumava fazer seus livros a partir do mês anterior no dia 1;


Política: Os membros do Congresso estavam preocupados com o fato de o sucesso ou fracasso econômico do mês anterior poder provar uma influência indevida na votação.

Inconveniência


Hoje, a maioria das pessoas trabalha às terças-feiras. Está enraizado na semana de trabalho. As assembleias de voto estão abertas durante o horário comercial ou o que poderíamos chamar de "horário bancário prolongado", com americanos trabalhando tentando votar no início da manhã após a abertura das pesquisas (polls) ou no início da noite antes do encerramento das pesquisas. Com o tempo de deslocamento, as demandas da família e vários empregos, alguns americanos têm mais flexibilidade do que outros.


Mesmo assim, a tradição de votar na terça-feira segue forte até os dias de hoje.


16 visualizações